Nos últimos tempos você deve ter ouvido falar muito de prontuário eletrônico, né? Mas você realmente sabe o que é isso? Sabe se ele é seguro? Se ele é, mesmo, mais eficiente do que o prontuário convencional? Neste artigo, você irá descobrir o que é um prontuário eletrônico e todos os benefícios que ele oferece para agilizar ainda mais a sua rotina.
Os primeiros prontuários eletrônicos surgiram nos Estados Unidos na década de 60. Mesmo que a tecnologia não fosse tão avançada, a informatização da saúde cresceu significativamente, aumentando ainda mais o uso dos prontuários eletrônicos. Em 1991, com o intuito de ampliar essa ferramenta, o Institute of Medicine – IOM, órgão que tem como foco o estudo sobre a saúde norte-americana, emitiu um documento pedindo a eliminação dos registros dos pacientes feitos em papel em um limite de tempo de 10 anos.
No Brasil, o prontuário eletrônico chegou um tempo depois, mais precisamente em 2002, regulamentando esse tipo de prontuário pela resolução 1638 (link).
A resolução 1638/2002 do Conselho Federal de Medicina descreve a característica do prontuário como um documento formado por um conjunto de informações, que são geradas por meio dos fatos ocorridos com a saúde dos pacientes e o atendimento a eles prestados. Além disso, o documento define que essas informações são legais, sigilosas e têm caráter científico, tornando possível a comunicação entre os membros da equipe médica e, por conseguinte, a continuidade da assistência prestada.
A utilização do prontuário eletrônico faz com que a comunicação sobre a saúde do paciente seja ainda mais fácil e centralizada, visto que o histórico dele fica disponível em um único lugar para o acesso pela equipe em qualquer dispositivo.
O prontuário eletrônico é uma inovação tecnológica que trouxe, além de agilidade, muita segurança e qualidade para a rotina. Isso porque é por meio dele que se faz todos os registros dos pacientes, mas com armazenagem e controle dessas informações por meio eletrônico. Com o Prontuário Eletrônico você consegue:
- Reduzir erros;
- Otimizar seus recursos;
- Mais segurança;
- E melhora no atendimento nas clínicas e consultórios.
Nos últimos anos, a tecnologia se consolidou no mercado da saúde e continua, dia após dia, se expandindo. E é nesse sentido que os prontuários eletrônicos surgem para garantir que você mantenha os dados dos seus pacientes atualizados, de modo que seja possível ter, com facilidade, o acesso ao histórico do seu paciente, aprimorando o seu atendimento e, como consequência, o diagnóstico.
Além disso, com o prontuário eletrônico, você pode ter uma padronização do seu atendimento, integração de dados e ainda concede ao seu paciente o acesso amplo às informações sobre sua saúde. Ou seja, o Prontuário Eletrônico, por ser ágil e prático, traz benefícios para os médicos e, também, para os pacientes, que conseguem ter suas informações com segurança. Ah, não posso esquecer que você ainda reduz custos pela não utilização de papel.
Como podemos ver, todos os avanços tecnológicos e a evolução dos Prontuários Eletrônicos, nos coloca de frente com um novo tempo, em que cada vez mais o compartilhamento de informações é intensificado entre médico e paciente. Nesse sentido, o prontuário eletrônico só tende a crescer e, assim, quem utiliza esse tipo de ferramenta, com certeza, sempre estará na frente, com soluções eficientes e modernas em suas clínicas e consultórios. Agora que você já sabe o que é um prontuário eletrônico e as suas vantagens e benefícios, que tal conversar com a gente para conhecer mais sobre o Saúde Agora? Nosso objetivo é facilitar ainda mais a sua rotina, nosso foco é fazer tudo isso do seu jeito. E é por isso que nossos prontuários podem ser personalizados, de acordo com o que você quer e precisa. Está interessado? Entre em contato com a gente. O seu jeito é o nosso jeito!