Receita Digital – Como ela funciona?

Compartilhe!

O que é Receita Digital?

A receita digital é a prescrição feita pelo médico, mas, agora, realizada digitalmente e disponível online para os pacientes. No entanto, não basta apenas querer emitir a receita digitalmente, é necessário seguir os requisitos estabelecidos pela legislação brasileira, como a assinatura do médico com certificado digital ICP-Brasil nos modelos A3, token ou cartão. 

Vale mencionar que a Receita Digital é diferente da receita digitalizada, isso porque a digitalização é apenas uma cópia da receita impressa, o que impede a utilização em farmácias. Já a Receita Digital é o documento emitido e aceito na compra dos remédios, pois ele possui o certificado de autenticidade.

Como funciona a Receita Digital para médicos?

Para prescrever medicamentos por meio digital, os médicos precisam de um certificado digital, emitido pelo ICP-Brasil, pois é por meio dele que é possível comprovar a autenticidade dos documentos assinados.

Receita Digital e os pacientes

Sabemos que a emissão de prescrições digitais é uma facilidade significativa para a área da saúde. Para os pacientes, eles podem receber o documento ainda mais rápido, em formato PDF, quando enviado por e-mail, por plataformas específicas ou,

ainda, por aplicativos de mensagens ou SMS. Já pensou o quanto essa facilidade agiliza a vida de inúmeros pacientes?

O paciente pode enviar o documento à farmácia e esperar o medicamento em sua casa. Além disso, não se faz mais necessário imprimir a receita digital e entregá-la ao paciente, uma vez que pelo meio digital ele consegue ter acesso aos medicamentos que precisam de receitas.

E para os farmacêuticos? Como funciona?

Com a emissão online de prescrição, os medicamentos autorizados pela Anvisa, faz-se necessário a verificação da validade da receita. Ao liberar o remédio, de acordo com a receita, o farmacêutico deve informar que a prescrição foi utilizada e os medicamentos que foram dispensados, informando o número de lote e a quantidade de caixas.

Os farmacêuticos que aceitam o recebimento da receita digital também precisam de um certificado digital válido pela ICP-Brasil, além de um computador com internet para o cumprimento dos passos necessários, que é a atualização dos dados de acordo com a receita, para que o paciente não utilize-a novamente e, assim, tenha a possibilidade de comprar mais medicamentos do que foi prescrito pelo profissional.

Benefícios da Receita Digital

Como você já viu acima, a receita digital traz inúmeros benefícios para médicos, pacientes, farmacêuticos e também instituições de saúde. Isso porque além de agilizar a rotina, tornar mais fácil o acesso à receita, ela traz benefícios como:

  • Redução de erros na leitura da receita;
  • Redução de custos;
  • Redução de fraudes;
  • Acesso mais rápido a medicamentos;
  • Proteção Jurídica;
  • Sistema Integrado com as farmácias;
  • Armazenamento de dados, entre tantos outros.

Conclusão

De fato, não se pode negar que a receita digital agrega na rotina dos profissionais e pacientes. O CFM não obriga os médicos a emitirem receitas digitalmente, mas se é uma facilidade para sua clínica ou consultórios e um benefícios ao paciente, por que não aderir?

E se é bom para você, a gente entende. O Saúde Agora tem um compromisso de colocar a tecnologia a serviço da saúde. E é pensando sempre nisso, que disponibilizamos uma plataforma completa, para que você possa ter os dados dos seus pacientes integrados, de fácil acesso e armazenamento seguro. Gostou de saber mais sobre a receita digital? Percebe alguma outra facilidade que a receita digital gera para sua clínica e consultório?

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja mais artigos interessantes